ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
ACESSO À
INFORMAÇÃO

História

O município de Lagoa Santa surgiu entre os anos de 1880 e 1890, segundo moradores locais.

Vergílio Ferraz, fazendeiro de Minas Gerais na época e hoje considerado um dos pioneiros, resolveu sair para caçar com dois nativos da região, e viajando através das águas, chegou nas margens do Córrego Fundo, hoje denominada Fazenda Córrego Fundo e Fazenda Sossego. Chegando em um determinado local, os companheiros de Vergílio encontraram uma lagoa de águas quentes, límpidas e com grande variedade de peixes. Resolveram banhar-se na lagoa, sentiram sinais de melhoras em seus corpos e descobriram o poder medicinal das águas. Daí a origem do nome do município, Lagoa Santa.

Decorridos alguns dias, Vergílio mandou buscar sua esposa, Luisinha, e seus cinco filhos, que passaram a residir na região, no local chamado Imóvel Jaborandi, hoje Fazenda Caçula.

Os descendentes de Vergílio e da família Moraes construíram uma simples pensão no campo para abrigar os visitantes de todo o país, que se acomodavam de 20 a 30 dias em busca das propriedades curativas da lagoa, surgindo aí o primeiro comércio do povoado.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Termas de Itajá, pela Lei n.º 10.446, de 14-01-1988, subordinado ao município de Itajá.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o distrito figura no município de Itajá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa Santa, pela Lei Estadual n.º 13.134, de 21-07-1998, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 13.241, de 28-12-1998, desmembrado de Itajá. Sede no atual distrito Lagoa Santa (ex-Termas de Itajá). Constituído do distrito sede,. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Fonte: IBGE